sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tania Maria Salles Moreira

Minha tia na formatura de um aluno

Em Santo Amaro da Purificação

Tia Tânia com Silvana, Marcelo e Candice (festa caruuru)


Falar da minha tia Tânia e falar de uma pessoa que sempre lutou muito.. E falar de uma pessoa que admiro muito.
Deste que eu era criança via a luta da minha tia pela justiça do nosso Brasil, via como ela queria acabar com o s grupos de extermínio de Duque de Caxias.
Meu avô teve 3 filhas Tânia Maria, Maria Cristina e Carla Maria, o sonho do meu avo era ter um filho para ser policial como ele, mais não nasceu nenhum homem, com isso ele começou a levar minha tia, porque era a única que se interessava pela área. Minha tia incentivada pelo meu avô Carlos Alexandre foi numa delegacia pela primeira vez os 8 anos de idade, olhando aqueles presos e aquele ambiente de violência que a cercava. Minha tia recebeu a primeira lição do meu avô. Ele lhe disse que os promotores, poderiam fazer muita coisa pela sociedade. Minha tia falava que ela começou a viajar naquela historia, e meu avô como não teve filhos homens começou adestra-la para atuar nesta área profissional, ele mostrava as delegacias para minha tia sem vendas nos olhos, ela via tudo. Foi assim que tudo começou na vida da minha tia....Ela sempre contava essa historia.
Foi assim que minha tia cursou os 5 anos de direito na faculdade Cândido Mendes, no centro do Rio. Como na época não tínhamos condições financeiras, ficava o dia inteira no centro porque não tinha como comprar os livros para faculdade, nisso ela passava o dia na biblioteca da faculdade. Depois de formata, trabalhou 5 anos fazendo estagio. Fez seu primeiro concurso para o Ministério Publico em 1978 mais não foi aprovada. Com uma bolsa de estudo concedida por 2 desembargadores que resolveram ajuda-la, minha tia fez um curso especial para enfrentar as provas. Minha tia passou nos exames em 82 com mais 147 advogados. Minha tia adorava o que fazia, mais também corria muito risco de vida, andava com 3 seguranças, não tinha uma vida de paz, era sua casa sendo invadida, eram pessoas perseguindo-a. Minha tia era uma pessoa muito feliz, adorava dar aulas na faculdade, tinha prazer de ir na AMPERJ.
Em 1997 minha tia descobriu que estava com câncer no reto, depois de + ou - 2 anos ficou curada, mais logo em seguida descobriu o câncer no fígado, ela lutou muito com este câncer. Minha tia adorava seus cabelo, ela fazia enormes tranças nele, um dos dias que mais me doeu , foi ver minha tia raspando os seus cabelos, pois já caia muito, a parti deste dia minha avó começou a ficar doente, por não querer ver sua filha morrer, minha vó se entregou em uma doença que ela nem tinha. Em Dezembro minha tia recebeu um colar de honra ao mérito do ministério publico do estado do Rio de Janeiro, foi uma linda homenagem, minha vó também participou desta festa, após 3 semanas que minha tia raspou sua cabeça minha vó foi internada, foi numa tarde de domingo e ela vivei ate quinta feira, foram só 4 dias em um hospital, dia 22 de Janeiro minha vó se foi para não ver sua filha morrer, nem sei ate hoje o pq minha vó faleceu nossa opinião ela não queria e ver mesmo sua filha falecer, ela falava que não e normal uma mãe enterrar um filho, 3 dia depois do falecimento da minha vó minha tia entra em coma aonde viveu ate dia 18 de Março de 2005, ela nunca se entregou a doença, ela lutou ate os últimos momentos de sua vida....ela era uma pessoa exemplar, linda de todas as formas eu amava muito, minha tia era muito guerreira, lutou ate o ultimo minuto da sua vida. O enterro da minha tia foi muito emocionante, muitos amigos compareceram para dar o ultimo adeus.
Está é um pouco da historia da minha família!!!!
Talvez Deus queira que nos conheçamos algumas pessoas erradas antes de encontrar as pessoa certas, para que saibamos, ao encontra-la, agradecer por esta bênção. Quando a porta da felicidade se fecha, outra porta se abre. Porem, estamos tão presos aquela porta fechada ,que não somos capazes de ver o novo caminho que se abriu. O melhor amigo e aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e, ao deixa-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que tivemos. Ao darmos a alguém todo o nosso amor, nunca temos a certeza de que iremos receber este amor de volta. Não ame esperando algo em troca, espere para que este sentimento cresça no coração daquele que você ama. E se isto não ocorrer, esteja feliz por este sentimento estar crescendo em seu coração. Em questão de segundos nos apaixonamos por alguém, mas levamos uma vida inteira para esquecer alguém especial. Não busque boas aparências, elas podem mudar. precisamos de um sorriso para transformarmos um dia ruim. Encontre aquela pessoa que faça seu coração sorrir. Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém, que o que mais queremos e tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraça-la. Sonhe com aquilo que você quiser, vá para onde você queira ir, seja o que você quer ser, porque você apenas possui uma vida e nela temos uma chance de fazer aquilo que queremos. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre e para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas. O futuro mais brilhante sempre estará baseado num passado esquecido; você terá sucesso na vida quando esquecer os erros e as decepções do passado. Quando você nasceu, você estava chorando e todas as pessoas ao seu redor estavam sorrindo. Viva de um modo que, ao morrer, você seja aquele que esteja sorrindo, enquanto todos a sua volta estejam chorando. E o mais importante, viva na presença de Deus quando seu tempo na terra acabar.
Aproveite seu tempo agora para conhece-Lo e aprender quem Ele é e quem Ele quer que você seja enquanto você esta aqui.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Meu Deus como o ano já foi embora, parece que foi ontem a virada do ano. Pra mim este ano foi o ano que passou mais rápido. Lembro perfeitamente de cada detalhe deste ano, da minha virada do ano na Ilha da Marambaia, das minhas ferias em Salvador e de todos os outros acontecimentos. Foram seis meses bem agradáveis e espero que os outros seis meses que ainda temos pela frente seja melhor ainda. Tive alguns momentos ótimos, o nascimento da minha sobrinha Milenna, o reencontro de alguns parentes que já não via a algum tempo, os 31 anos de casamento da minha mãe com meu pai e de muitas outras coisas. Espero que Deus continue abençoando muito a minha vida e de todos vcs meu amigos virtuais!!!
bjoss em todos