sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tania Maria Salles Moreira

Minha tia na formatura de um aluno

Em Santo Amaro da Purificação

Tia Tânia com Silvana, Marcelo e Candice (festa caruuru)


Falar da minha tia Tânia e falar de uma pessoa que sempre lutou muito.. E falar de uma pessoa que admiro muito.
Deste que eu era criança via a luta da minha tia pela justiça do nosso Brasil, via como ela queria acabar com o s grupos de extermínio de Duque de Caxias.
Meu avô teve 3 filhas Tânia Maria, Maria Cristina e Carla Maria, o sonho do meu avo era ter um filho para ser policial como ele, mais não nasceu nenhum homem, com isso ele começou a levar minha tia, porque era a única que se interessava pela área. Minha tia incentivada pelo meu avô Carlos Alexandre foi numa delegacia pela primeira vez os 8 anos de idade, olhando aqueles presos e aquele ambiente de violência que a cercava. Minha tia recebeu a primeira lição do meu avô. Ele lhe disse que os promotores, poderiam fazer muita coisa pela sociedade. Minha tia falava que ela começou a viajar naquela historia, e meu avô como não teve filhos homens começou adestra-la para atuar nesta área profissional, ele mostrava as delegacias para minha tia sem vendas nos olhos, ela via tudo. Foi assim que tudo começou na vida da minha tia....Ela sempre contava essa historia.
Foi assim que minha tia cursou os 5 anos de direito na faculdade Cândido Mendes, no centro do Rio. Como na época não tínhamos condições financeiras, ficava o dia inteira no centro porque não tinha como comprar os livros para faculdade, nisso ela passava o dia na biblioteca da faculdade. Depois de formata, trabalhou 5 anos fazendo estagio. Fez seu primeiro concurso para o Ministério Publico em 1978 mais não foi aprovada. Com uma bolsa de estudo concedida por 2 desembargadores que resolveram ajuda-la, minha tia fez um curso especial para enfrentar as provas. Minha tia passou nos exames em 82 com mais 147 advogados. Minha tia adorava o que fazia, mais também corria muito risco de vida, andava com 3 seguranças, não tinha uma vida de paz, era sua casa sendo invadida, eram pessoas perseguindo-a. Minha tia era uma pessoa muito feliz, adorava dar aulas na faculdade, tinha prazer de ir na AMPERJ.
Em 1997 minha tia descobriu que estava com câncer no reto, depois de + ou - 2 anos ficou curada, mais logo em seguida descobriu o câncer no fígado, ela lutou muito com este câncer. Minha tia adorava seus cabelo, ela fazia enormes tranças nele, um dos dias que mais me doeu , foi ver minha tia raspando os seus cabelos, pois já caia muito, a parti deste dia minha avó começou a ficar doente, por não querer ver sua filha morrer, minha vó se entregou em uma doença que ela nem tinha. Em Dezembro minha tia recebeu um colar de honra ao mérito do ministério publico do estado do Rio de Janeiro, foi uma linda homenagem, minha vó também participou desta festa, após 3 semanas que minha tia raspou sua cabeça minha vó foi internada, foi numa tarde de domingo e ela vivei ate quinta feira, foram só 4 dias em um hospital, dia 22 de Janeiro minha vó se foi para não ver sua filha morrer, nem sei ate hoje o pq minha vó faleceu nossa opinião ela não queria e ver mesmo sua filha falecer, ela falava que não e normal uma mãe enterrar um filho, 3 dia depois do falecimento da minha vó minha tia entra em coma aonde viveu ate dia 18 de Março de 2005, ela nunca se entregou a doença, ela lutou ate os últimos momentos de sua vida....ela era uma pessoa exemplar, linda de todas as formas eu amava muito, minha tia era muito guerreira, lutou ate o ultimo minuto da sua vida. O enterro da minha tia foi muito emocionante, muitos amigos compareceram para dar o ultimo adeus.
Está é um pouco da historia da minha família!!!!

14 comentários:

  1. Nossa, que triste!
    Me emocionei aqui...
    Mas é continuando a vida e vencendo sempre que vamos deixar aqueles que já foram contentes e felizes, em saber que eles deixaram aqui VENCEDORES.

    Abs

    http://diariodomedo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não há conheço Ana já sua tia é uma pessoa que eu nunca vou esquecer,com sua bravura dedicação ao trabalho ela conseguiu botar a pessoa que matou meu irmão de nove anos na cadeia,foi o primeiro caso de um PM de Duque de Caxias a ser jugado pelo juri popular,tenho muito a agradece-la,fiquei muito trista quando soube de sua morte,costumava ficar falando horas a fio sobre seu cachorros (boxers) de quem ela gostava muito,se tiver mais fotos dela por favor poste em seu blog,pois sinto muita saudades de sua tia que em minha opinião foi a maior promotora que a 4° vara criminal de Caxias e o Brasil já teve,um abraço,despulpe mais não posso dizer meu none pois até hoje vivo sobre a proteção a destemuna e vitama que sua tia me concedeu.

    ResponderExcluir
  3. ana meu msn é edcabral38@oi.com.br,me adicine pois talves ninguem conheçamai s sua tia melhor do que eu,ela fez uma entrevista para revista veja. poste em seu blog,não me lembro o ano mas ela tava linda e radiante,se algum dia você poder me dizer aonde Ela foi sepultada para que deposite uma coroa de flores para agradecer tudo que ela fez por mim vou ficar muito grato.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Ana, foi 1 choque, namoramos ela tinha 19 e nos encontramos volta e meia pela vida. Nunca esqueci dela. Nao sabia ateh agora que tinha morrido, lamento mto. Julio.Hungria@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Anna tudo bem!
    Meu nome é Antonio, estava pesquisando na net procurando por Tânia Maria, esta semana esta pensando nela. Eu trabalhei com ela a muitos anos atrás na casa da sua avó em guadalupe, quando ela fabricava ração de cachorro. A última vez que vi a Tânia foi num Natal ou Ano Novo na sua casa, mas não me lembro em que ano foi, só sei que estava trabalhando em Caxias. Na época ela estava cheia de seguranças, pois vinha recebendo ameaças por causa da "limpeza" na cidade.
    Fiquei muito triste quando soube que ela e sua avó faleceram, lendo sua postagem sobre ela. Manda um abraço para sua tia Carla.
    Fique com Jesus, não se esqueça que Ele te Ama!
    e-mail: a_acsg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gente eu trabalhei com este ser de luz!

    ResponderExcluir
  7. Gente eu trabalhei com este ser de luz!

    ResponderExcluir
  8. Eu a conheci, como repórter, e sou testemunha da força, brio e sentimento de Justiça que contagiava esta mulher. Grande Tânia. Inesquecível e admirável.

    ResponderExcluir
  9. Sou filho de uma das vítimas que ela ajudou e salvou das mãos do grupo de extermínio

    ResponderExcluir
  10. Doutora Tania é figura comum na Rua da Assembléia, pessoa de fibra, acho que foi o maior exemplo de promotora que já tivemos....além de assumir a sua pessoa, o seu estilo autêntico, era uma profissional maravilhosa....Precisamos de promotoras, juízas, defensoras assim.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana, boa tarde. Meu nome é Jéssica, sou Secretária do Centro de Memória do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Gostaria muito de falar com você sobre uma pesquisa que estamos fazendo de sua tia Tânia Maria. Caso veja a mensagem, poderia por gentileza retornar o contato?
    Meu e-mail é: jessica.camara.appa@mprj.mp.br
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Assistir no canal pedro janov uma antiga reportagem do globo repórter chamada " globo repórter extermínio de menores/galapagos- 31/05/1991 com a participação da saudosa promotora Tânia salles

    ResponderExcluir
  13. Fui aluno da saudosa Tânia Salles. Uma figura incrível. Decidi trilhar o caminho do Ministério Público por causa dela. Sinto saudades de nossas conversas e de seus conselhos. Saudades de vcs também, que conheci que conheci ainda crianças. Bjs a todos. Bjs. Para minha querida amiga Carla Maria.

    ResponderExcluir